FabLab nas Escolas Públicas
O projeto tem como proposito a fabricação de protótipos de experimentos que visam auxiliar, nas áreas de física e matemática, as aulas ministradas no ensino médio da rede pública de ensino no município de Tucuruí.
Tendo em vista que muitos assuntos abordados nessas disciplinas são vistos pelos alunos como difíceis e complexos, com o auxílio dos experimentos o professor em sala terá uma ajuda para explicar fenômenos e até dar aplicações que podem vir a melhorar o entendimento dos alunos e contextualizar de uma forma mais pratica assuntos até mesmo difíceis de se imaginar.
A proposta desse site é deixar registrado a execução desses experimentos e montagem de um roteiro para posteriormente até mesmo os alunos conseguirem recria-los.
O FabLab - Camtuc é um programa da Universidade Federal do Pará que promove iniciativas de fabricação digital no município de Tucuruí, tem como objetivo aperfeiçoar o ensino desenvolver a cultura maker na região e proporcionar a materialização de ideias nas mais diversas áreas.
BLOG - DIA A DIA
04/04 a 20/04
As primeiras semanas de projeto foram para conseguir professores para participar do projeto, explicar a ideia e como funcionaria essa parceria entre o laboratório e eles, e conversar sobre as deficiências em sala de aula, uma espécie de feedback, foram feitas reuniões com dois professores da rede pública de ensino da cidade de Tucuruí que ministram a disciplina de física para o ensino médio, tais professores demostraram muito entusiasmo quanto ao propósito do projeto e os objetivos que pretendemos alcançar.
21/04 a 04/05
Foi pedido aos professores listas de assuntos que viriam a ser mais interessantes na fabricação de protótipos, conteúdos que os alunos apresentam mais dificuldade em entender somente na teoria, com base nessas listas fizemos buscas de experimentos viáveis para fabricação e montamos uma planilha com experimentos para todos os conteúdos apresentados.
09/05 a 03/06
Foram feitas reuniões com a coordenação do laboratório e do projeto, para discutir a viabilidade dos experimentos que encontramos e definimos que poderíamos fabricar seis experimentos, três para cada professor, então em meio aos experimentos encontrados selecionamos 12 para apresentar aos professores, seis para cada, assim poderíamos produzir uma variedade de experimentos maior e de acordo com a demanda de cada professor, tais poderiam mesclar se caso fosse de interesse mútuo. Assim foi feita reuniões com os professores para cada um escolher entre os seis selecionados, três para executarmos (foram escolhidos assuntos que os professores iriam ver com os alunos no terceiro e quarto semestre do ano letivo de 2022, e as turmas selecionadas pelos professores foram de segundo e terceiro ano).
06/06 a 15/06
Com os experimentos definidos, montamos a lista de materiais e ferramentas que iriamos utilizar e adquirimos material que não havia disponível no laboratório, também foi feita a seleção de dois discentes voluntários que trabalham no laboratório para ajuda na confecção dos experimentos. Com três alunos no projeto foi dividido dois experimentos para cada um construir e testar, com ajuda da equipe.